O valor da comissão do corretor

Abrir franquia imobiliaria
O valor da comissão na corretagem de um imóvel para alugar está legalmente definido na Lei de Corretagem de Habitação (WoVermG) e, de acordo com a Seção 3, Parágrafo 2, é no máximo duas rendas líquidas mais IVA. Porém, a situação é diferente quando se trata de intermediar a compra de um imóvel. A taxa de comissão varia dependendo do estado federal e às vezes até dependendo da região.

Por exemplo, a comissão é visivelmente mais elevada em regiões atraentes e populares. Na venda de um imóvel, a comissão do corretor é de 5,95-7,14% do preço de compra notarial (incluindo IVA). Dependendo do estado federal e da região, a comissão é paga apenas pelo comprador ou pelo vendedor e pelo comprador em conjunto. Aqui você encontrará uma visão geral correspondente.

Mas por que você deveria contratar um corretor de imóveis quando você poderia, por exemplo, cuidar da venda de um imóvel sozinho e economizar dinheiro dessa forma? O homem ou a mulher são eles mesmos! Digamos que você queira vender uma casa. Claro, você também pode realizar todas as atividades associadas – apenas como exemplo:

Você tem a casa avaliada e avaliada pela autoridade de construção da sua comunidade, por um especialista em construção ou pelo departamento de imobiliária do seu banco e também recebe uma exposição detalhada. Em seguida, você coloca anúncios em vários portais de imobiliárias ou em mídias regionais relevantes. Em seguida, marque uma visita com todos os interessados (dependendo do número de interessados). O licitante com lance mais alto recebe o contrato. O processo final de compra ocorre então no cartório.