Motor de popa vendas
No Vietnã e em outras partes do sudeste da Ásia, é usado um projeto de motor de cauda longa. No Vietnã, eles são chamados de “May Duoi Tom” (Motor de Cauda de Camarão). Os motores de popa, que podem ser pequenos refrigerados a ar ou a água a gasolina, diesel ou até motores automotivos modificados, são aparafusados a uma estrutura de tubo de aço soldado, com outro tubo de aço longo de até 3 m de comprimento para segurar o eixo de transmissão, acionando uma hélice de aparência convencional.
A estrutura que segura o motor tem um pino / tubo de aço giratório curto com aproximadamente 15 cm de comprimento por baixo, para ser inserido em um orifício correspondente no gio, ou um bloco sólido ou madeira propositalmente embutido no mesmo. Este arranjo drop-in permite uma transferência extremamente rápida do motor para outro barco ou para armazenamento – tudo o que é necessário é levantá-lo. O design giratório permite que o motor externo seja girado pelo operador em quase todas as direções: lateralmente para direção, para cima e para baixo para mudar a linha de empuxo de acordo com a velocidade ou elevação da proa, eleve completamente fora da água para fácil partida, colocando o eixo de transmissão e a hélice avante ao longo da lateral do barco para marcha à ré, ou coloque-os dentro do barco para substituição da hélice, o que pode ser uma ocorrência regular para hélices baratas de alumínio fundido em vias navegáveis interiores frequentemente sujeitas a detritos. Este projeto é utilizado para impulsionar barcos de cauda longa .