Esquema do “Motor de popa da cauda de camarão” do estilo vietnamita

Motor de popa vendas
No Vietnã e em outras partes do sudeste da Ásia, é usado um projeto de motor de cauda  longa. No Vietnã, eles são chamados de “May Duoi Tom” (Motor de Cauda de Camarão). Os  motores de popa, que podem ser pequenos refrigerados a ar ou a água a gasolina, diesel ou  até motores automotivos modificados, são aparafusados a uma estrutura de tubo de aço  soldado, com outro tubo de aço longo de até 3 m de comprimento para segurar o eixo de  transmissão, acionando uma hélice de aparência convencional. 

A estrutura que segura o motor tem um pino / tubo de aço giratório curto com  aproximadamente 15 cm de comprimento por baixo, para ser inserido em um orifício  correspondente no gio, ou um bloco sólido ou madeira propositalmente embutido no mesmo.  Este arranjo drop-in permite uma transferência extremamente rápida do motor para outro  barco ou para armazenamento – tudo o que é necessário é levantá-lo. O design giratório  permite que o motor externo seja girado pelo operador em quase todas as direções:  lateralmente para direção, para cima e para baixo para mudar a linha de empuxo de acordo  com a velocidade ou elevação da proa, eleve completamente fora da água para fácil partida,  colocando o eixo de transmissão e a hélice avante ao longo da lateral do barco para marcha à  ré, ou coloque-os dentro do barco para substituição da hélice, o que pode ser uma ocorrência  regular para hélices baratas de alumínio fundido em vias navegáveis interiores  frequentemente sujeitas a detritos. Este projeto é utilizado para impulsionar barcos de cauda  longa .